Adoramos fotos, e espalhamos fotografias das pessoas queridas por toda a casa: amigos, família, eventos que queremos lembrar sempre. É um jeito muito gostoso de ter as pessoas por perto e de eternizar momentos felizes. E uma bancada ou mesa lateral cheia de porta-retratos lindos com fotos maravilhosas deixa a decoração alegre e com a personalidade dos donos.

Mas, na hora de arrumar os porta-retratos, é preciso tomar alguns cuidados para garantir um efeito harmonioso. Veja no certo e errado abaixo como, com os mesmos objetos, é possível desequilibrar a decoração.

Um dos erros mais comuns é o “efeito altar”. As pessoas tendem para a simetria, e, na hora de arrumar peças em um balcão, colocam o arranjo de flores no meio e porta-retratos, ou dois objetos, um de cada lado. Fica parecendo um altar de igreja.

Outro erro que sempre se vê por aí é querer enfeitar colocando os porta-retratos “de ladinho”, em uma posição em que ninguém vê direito a foto. A única situação em que os porta-retratos podem ficar numa diagonal é no caso de uma mesa redonda colocada em um canto da sala. Nesse caso, você pode traçar uma linha formando um triângulo com a quina das duas paredes e colocar os porta-retratos todos virados para esse mesmo lado.

Trocando os objetos de lugar e acabando com a simetria, conseguimos muito mais equilíbrio. Vários porta-retratos, de tamanhos variados e virados todos para frente, permitem ver todas as fotos ao mesmo tempo.

Outras dicas importantes:

O porta-retratos de qualidade a gente vê não só pela moldura, mas pelas costas! O acabamento do avesso tem que ser de qualidade, para que ele possa ser visto de todos os lados (como quando o porta-retrato fica em um aparador atrás do sofá, por exemplo). Na hora de escolher, dê uma conferida no avesso.

Para a mistura de porta-retratos funcionar, é preciso que exista uma característica em comum entre todos eles, para dar a “liga”. Exemplos de grupos que dão certo: molduras de cores e tons parecidos em texturas diferentes ou porta retratos do mesmo material, digamos, prata ou madeira em vários formatos e acabamentos.

Na hora de arrumar, pense numa galeria, em que todas as fotos têm que ser vistas ao mesmo tempo: os maiores por trás, os menores na frente, sem cobrir os outros.

Outra técnica que funciona bem é pensar no tema de cada grupo de fotos. Em um móvel, por exemplo, você coloca todas as fotos de crianças (incluindo você quando era pequena).

Em outro lugar, reúna só fotos em preto e branco.

As fotos dos amigos e das festas em que você estava elegantíssima ficam juntas.

Em outro canto ainda, deixe o registro das férias em família, que, aliás, são quando conseguimos as melhores fotos, aquelas que sempre merecem ir para o porta-retratos.

Utilize essas dicas preciosas ao comprar exclusivos porta-retratos que você só encontra aqui na Wishhouse!!!

 

Fonte: http://blog.ceciliadale.com.br