Feitos para se jogar, os futons são almofadas, pufes e colchões que ficam bem em todos os ambientes da casa. Conheça algumas de suas variações e um pouco da sua origem.

Shikibuton, kakebuton, zabuton. Você sabe o que essas palavras significam? Todas elas denominam modelos diferentes de futon, originalmente confeccionados na Ásia, de modo artesanal, com 100% de algodão. 

A "cama" japonesa chegou ao Brasil na década de 1970 em forma de colchão, o shikibuton. “Como as casas no Japão são menores, esse modelo é a solução perfeita: à noite ele é aberto sobre um tatami e, durante o dia, enrolado e guardado no armário”, explica Andréa Tomita, gerente de vendas da Futon & Home. Há cerca de 20 anos, a peça tornou-se febre nos lares dos mais descolados graças à sua versatilidade e conforto. “A influência oriental na nossa arquitetura e decoração nunca esteve tão forte e não tem tempo para partir”, diz a arquiteta Patrícia Martinez. 

Existem, atualmente, variações do futon com diferentes propósitos, que vão desde a sala de estar até a beira da piscina. Os zabutons são almofadas de todas as cores, confeccionadas com tecidos nobres - como a seda - ou mais despojados – como a lona ou o algodão. Muito utilizados sobre bancos, no sofá ou até no chão da varanda, os modelos são todos pontuados por capitonês. Outro exemplo comum de futon são os pufes turcos, uma espécie de shikibuton em versão miniatura. São ótimos assentos, geralmente dispostos no chão, uns sobre os outros.

Confira modelos exclusivos de futons que você só encontra aqui na Wishhouse!!!

 

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com