Você tem um forno elétrico, mas não sabe como o usar? Algumas das vantagens deste aparelho, menor que um forno tradicional, é que pode pré-aquecer rapidamente e atingir uma temperatura de 260ºC. Além disso, este forno é mais econômico que um convencional, podendo economizar até metade do dinheiro. Por outro lado, este tipo de forno retém o calor gerado em seu interior; ele não escapa tomando conta da cozinha nem passando para outros cômodos.

Instruções:

Primeiro, escolha o alimento que vai preparar e preste atenção às instruções de preparação. Se estiver indicado que deve pré-aquecer o forno antes de cozinhar, ligue simplesmente o eletrodoméstico à temperatura recomendada pela receita. Por outro lado, caso não seja recomendado o contrário, certifique-se de selecionar a grade central do seu forno para obter um cozimento equilibrado.

Se o seu forno elétrico tiver um temporizador, selecione o tempo recomendado na receita. Quando se indica um tempo variável, ou seja, um mínimo e um máximo de minutos, o apropriado é escolher o tempo mínimo para evitar que o prato queime. Desta forma, terá depois a opção de continuar esquentando se ainda não estiver pronto. Por outro lado, se o alimento queimasse seria mais complicado de reverter. O melhor é prevenir!

À medida que vai assando, dê uma olhada no forno para comprovar que a sua receita está sendo preparada normalmente. Para isso, olhe através da porta do forno elétrico ou abra-a levemente e, com cuidado, olhe em seu interior. Se notar que o prato está assando muito rápido, diminua a temperatura para entre 10 e 25 graus.

Por último, quando o temporizador indicar que o tempo terminou ou quando o aspecto de seu prato parecer pronto, abra a porta completamente e, com a ajuda de umas luvas de cozinha, retire o alimento do forno. Depois apague o forno e feche a porta. Se achar que ainda faltam alguns minutos para poder consumir em ótimas condições, mantenha-o por mais um momento no eletrodoméstico, mas preste atenção para ver o seu progresso de perto.

É importante que considere os seguintes cuidados do forno elétrico para mantê-lo sempre em perfeitas condições:

Em relação aos materiais que pode introduzir para cozinhar de forma segura, recomenda-se usar as bandejas que acompanham o eletrodoméstico, assim como bandejas esmaltadas ou lacadas e de cor escura.

Quanto à manutenção, também é importante evitar que as bandejas estejam bem perto ou toquem na fonte de calor interior. Além disso, elas devem ser situadas o mais centrado possível para que o calor se reparta de forma equilibrada pelo alimento.

Outra sugestão para o uso correto de um forno elétrico é situá-lo em um cômodo que não tenha uma ventilação muito fria, para não abusar do consumo elétrico, pois a temperatura do exterior pode influenciar na do próprio forno.

Em relação aos métodos de limpeza, esqueça os detergentes e esponjas de aço para não danificar o seu eletrodoméstico; é melhor optar por panos úmidos com limão ou vinagre.

Conselhos:

Desligue o forno elétrico 10 minutos antes do tempo indicado para a receita, pois assim aproveitará seu calor interior evitando gastar energia desnecessária.

Quando acabar de cozinhar, abra a porta levemente e deixe-a entreaberta por alguns minutos para que o aparelho esfrie por dentro.

Para reduzir o consumo energético, descongele os alimentos antes de colocar no forno.

Dicas preciosas quando você for comprar fornos elétricos que você só encontra aqui na Wishhouse!!!

 

Fonte: https://www.umcomo.com.br/