Uma opção para aniversários, batizados ou qualquer outro evento comemorativo é o churrasco. Para ter sucesso nesta empreitada, o equipamento precisa ser adequado e limpo, além da carne ser de primeira, a bebida gelada e o churrasqueiro ser muito bom na hora de preparar a carne toda. Aliás, por falar em carne, a escolha dela é essencial para o sucesso, então encontre um açougue de sua confiança.

Qual o segredo do churrasco?
Segue agora uma listagem de utensílios para se fazer um bom churrasco!

A churrasqueira ou a grelha precisa estar limpa. Para uma churrasqueira feita com tijolos é preciso ter uma abertura para ventilação da brasa e saída de fumaça. Os espetos precisam ter um tamanho compatível também, não curto e nem longo. Dê uma conferida no local para averiguar o tamanho de tudo para poder levar modelos que encaixem de maneira correta. 

Economize espaço com uma churrasqueira inusitada:

Os espetos mais largos e firmes servem para pedaços mais pesados ao mesmo tempo em que os espetos mais finos são mais indicados para aperitivos como coração de galinha e linguiça e alguns modelos especiais, como os espetos duplos, são usados para peças muito grandes. Ao fim do churrasco, lave imediatamente os espetos já que a presença de sal e gordura é prejudicial para os mesmos a longo prazo. Lembre-se que artigos em alumínio precisam esfriar antes de serem lavados para não destemperar e prejudicar a qualidade do material.

Tábuas:

Use uma tábua grande para cortar a carne de forma higiênica. As de vidro são mais higiênicas mas o preço é muito elevado, mas modelos de polipropileno e as feita com madeira são as mais tradicionais e baratas. Lavar bem a tábua para evitar o acúmulo de bactérias. 

Corte certo:

As facas precisam estar afiadas e nunca não devem ser usadas com a finalidade de abrir latas e nem para cortar ossos de galinha, para evitar a perda do fio. Passar a faca na água fervendo também ajuda a retirar o fio. Existe uma faca específica para desossar, geralmente mais fina e usada não apenas para o frango, mas para alguns tipos de carne carne e em alguns casos até mesmo peixe. 

Saiba como escolher a carne para o churrasco:

Para ajudar o serviço:
O garfo trinchante (que é aquele grande) ajuda para segurar a carne no corte, para virar peças na grelha e na retirada da carne do espeto. A pinça também é útil para virar linguiças e pedaços menores em grelhas e a espátula é recomendada quando há hambúrgueres ou pedaços menores e achatados.

Queimando carvão:

As opções para o fogo giram em torno do carvão feito de eucalipto (que não produz cheiro e pouco pó, além de render bem mais do que alguns outros tipos) e da lenha. Para iniciar o fogo use álcool ou produtos específicos para acender como gel. Evite combustíveis como querosene ou gasolina que, além de perigosos deixam um odor nada agradável no ar durante a queima.

Quando o fogo “pegar” o melhor é não ficar mexendo direto no carvão. Apenas a carne deve ser mexida e se o fogo estiver baixando coloque sempre um pedaço de carvão por cima da brasa, com espaço para entrada de ar.

Higiene total:

Evite a presença de insetos como moscas... use formas e outros recipientes com tampa. Uma lixeira apenas para as latinhas de bebidas e outra para restos de comida devem ser separados e usar panos descartáveis e aventais para churrasqueiros também são boas ideias para manter tudo limpinho e organizado.
Após tudo isso separe o número mais adequado de talheres, pratos e copos para os convidados e tenha um churrasco daqueles.

Tudo o que você precisa para fazer um churrasco primoroso você encontra aqui na Wishhouse!!!

 

Fonte: http://amaralespetos.blogspot.com.br/