O que é Ergonomia?

Antes de adquirir uma cadeira ergonômica para escritório você precisa entender um pouco sobre ergonomia.

A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon que quer dizer trabalho e nomos que quer dizer normas, regras, leis.

“A Ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida.” (Congresso Internacional de Ergonomia, 1969).

A ergonomia além de auxiliar no aumento da produtividade das empresas, oferece maior qualidade de vida e trabalho evitando dores musculares e a famosa ler.

Quando o tema é ”Cadeira ergonômica para escritório“, fala-se em projetar uma cadeira que atenda o usuário em todos os seus aspectos, com o objetivo de atender as necessidades individuais de cada um.

Assim, a fim de dar esta individualidade, pensa-se em produtos que contribuam para o conforto através de uma variedade de características, considerando todos os ajustes que podem ser inseridos em um projeto de cadeiras. Pois estes ajustes traduzem de forma mais clara a preocupação com o seu conforto, bem estar e saúde partindo do principio que não somos iguais, possuímos tamanhos e necessidades diferentes.

Conscientização Ergonômica:

Recomenda-se a postura neutra, pois ela estará mais próxima à fisiologia do corpo humano, neste sentido é importante avaliar as características da sua cadeira.

Base da sua cadeira: Estabilidade fundamentada em cinco apoios: rodízios que possibilitem a movimentação e a estabilidade necessária para suportar a carga do seu corpo; As cadeiras geralmente suportam até 110 kg, porém há modelos específicos que suportam até 150 kg.

- Assento com regulagem de altura: para atender a diferentes alturas de cada individuo; • Superfície de Revestimento do assento: Plana para facilitar a circulação; • Borda Frontal do Assento: arredondada para facilitar a circulação de sangue;

Apoios:

Encosto: perfil do encosto fundamentado nas curvaturas da coluna vertebral, com possibilidade de regulagem de altura e profundidade a fim de apoiar e respeitar a coluna vertebral de cada usuário. A regulagem da altura do encosto também permite proporcionar maior liberdade de movimentos adequando-se integralmente a postura de cada pessoa.

- Apoio para Braços: eles auxiliam na função de sustentação com objetivo de aliviar a tensão sobre ombros e coluna cervical, deve-se observar sua utilização para funções onde há liberdade e espaço para movimentação.

- A cadeira deve ser regulada a fim de que os pés estejam apoiados no chão, caso isto não seja possível deve-se utilizar o apoio para os pés.

Orientações Gerais:

Evite cruzar as pernas quando estiver sentado embora isso seja um hábito comum, prejudica em vários sentidos o usuário.

- Alterne sua postura a cada 45 minutos;

- Realize pequenas pausas e alongamentos direcionados por profissionais capacitados durante sua jornada de trabalho;

- Mantenha seus objetos dentro da área de alcance utilizando uma estação de trabalho apropriada e que permita esse recurso;

- Verifique se não há nenhum objeto que possa atrapalhar sua aproximação junto ao seu posto de trabalho;

- Considere aspectos ergonômicos em seu ambiente de trabalho incluindo mesa, iluminação, ventilação, posição e área de alcance dos objetos;

- Procure orientações caso tenha alguma dúvida sobre a funcionalidade do produto. Faz-se necessário saber se é adequada a função que você realiza;

- Verifique se o produto que você escolheu está atende as normas dispostas na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a NR 17 (Norma Regulamentadora 17).

 

Busque sempre o melhor em relação a conforto. Encontre uma variedade exclusiva de cadeiras office só aqui na Wishhouse !!!

 

Fonte: http://www.artigos.com/